Notícia

Home » Notícias » Notícia


UAPI Realiza Primeira Formatura de Sua História

11/11/2010 - 9h12

A Universidade Aberta do Piauí (UAPI) está prestes a alcançar mais uma vitória: formar suas primeiras turmas do Curso de Bacharelado em Administração, na modalidade Educação a Distância (EaD). Isso é possível devido ao Projeto Piloto desenvolvido com o intuito de ofertar esse curso nos diversos polos de EaD e cujo resultado foi bem-sucedido, com um total de 210 alunos em fase de conclusão.

A primeira turma a se formar é a de Bom Jesus, no próximo dia 13 de novembro. Na ocasião, 11 alunos participarão do Descerramento da Placa e da Colação de Grau, que terá como Paraninfo o Prof. Dr. José Lindenberg e como Patrono o Prof. Raimundo José Cunha Araújo. O nome da turma se chamará Gildásio Guedes, em homenagem ao diretor do Centro de Educação a Distância da UFPI.

Também serão formadas turmas em outros polos: no dia 19, formarão 10 alunos em Picos; no dia 20 em Floriano, 20 alunos colarão grau; 36 alunos de Parnaíba, Esperantina e Piripiri formarão juntos no dia 26 em Parnaíba; no dia 9 de dezembro, 106 alunos de Teresina; e em janeiro, serão 27 alunos do pólo de São Raimundo Nonato.

Formação do Projeto Piloto

O Projeto Piloto do Curso de Bacharelado em Administração iniciou-se através de um convênio com as estatais e, posteriormente, foi realizado um convênio com o MEC e o Banco do Brasil, com interveniência da UFPI, UESPI e IFPI. "No começo, era só com funcionários do Banco do Brasil, mas, por demanda judicial, foi autorizado o ingresso, em 50% das vagas, para demanda espontânea. Essa demanda era caracterizada por funcionários da UFPI, UESPI e IFPI", diz o coordenador do Projeto Piloto, o Prof. Raimundo José. Para que se tenha noção dessa demanda, dos 106 alunos de Teresina, aproximadamente 35 alunos são servidores da UFPI.

O Curso de Bacharelado em Administração, que começou no segundo semestre de 2006 e tem duração de 4 anos e meio, foi recentemente reconhecido pela portaria N º 77 do MEC. Segundo o professor Raimundo, esse Projeto Piloto é único, porque antecedeu a criação da Universidade Aberta do MEC, visto que foi no decorrer do desenvolvimento do Projeto que um grupo de universidades solicitou, junto ao MEC, a criação da Universidade Aberta do Ministério da Educação. "Não é convênio, cada instituição agora possui um curso regular de EaD. É uma universidade dentro de outra universidade", conta.

Finalidade da Universidade Aberta

A principal finalidade da Universidade Aberta do Piauí é suprir a demanda que se encontra reprimida de professores de 2º grau na rede pública de ensino. Atualmente, mais de 5.000 alunos são atendidos pela Universidade Aberta e já possuem 50% do curso realizado. Os cursos ofertados são as Licenciaturas em Matemática, Biologia, Física, Química e Pedagogia.

Tanto o Curso de Bacharelado em Administração do Projeto Piloto quanto os cursos da Universidade Aberta para formação de professores são semi-presenciais. Para o professor Raimundo José, o trabalho que a Universidade Aberta realiza no interior do estado do PI, considerando sua dimensão geográfica, oportuniza a formação de professores da localidade. "Nós preparamos a pessoa na sua própria cidade, para que não haja evasão para a capital. A intenção é mantê-la na região após a conclusão do curso, contribuindo com a inclusão social de forma regionalizada", revela.

Sobre o significado da formação dessas turmas, assim como da importância da atuação e abrangência do Projeto Piloto nos diversos polos, o coordenador acredita que é "atender às diretrizes do reitor, que é a universidade sair desses muros e levar a educação às pessoas no interior, principalmente nas cidades mais pobres".

Veja o calendário das formaturas do Projeto Piloto do Curso de Bacharelado em Administração:

Dia 13 de novembro - Bom Jesus - 11 alunos

Dia 19 de novembro - Picos - 10 alunos

Dia 20 de novembro - Floriano - 20 alunos

Dia 26 de novembro - Parnaíba, Esperantina e Piripiri - 36 alunos

Dia 9 de dezembro - Teresina - 106 alunos

Janeiro - São Raimundo Nonato - 27 alunos

                                                                                                           Fonte: UFPI




Imprimir  |  Enviar  |  Relatar Erros


© 2007, Universidade Aberta do Piauí - UAPI
Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
CEP: 64.049-550 - uapi@ufpi.br Telefone: 3221-6227
Todos os direitos reservados.
Administrador do Site